Brokeback League

Não vou cavar tão fundo como o paneleiro do Jorge Animal, vou-me ficar por esta semana futebolística que, mesmo sem grande história é sempre um reflexo da própria história.

E pronto, o campeonato dispersa-se em jogos fraquinhos, desinteressantes, sem contexto nenhum. 6ª feira houve um jogo: Rio Ave- Marítimo. Para os madeirenses interessante sem dúvida, mas não devia o jogo ser transmitido pela RTP Madeira, em vez da Oliveira TV? Onde anda o serviço público? Mas pronto, é uma miudeza bem sei.

No sábado Matosinhenses contra Pinto da Costa futebol clube. No campo houve 3 jogadores em destaque: Hugo Morais, Laranjeiro e Beto. Fora dele a revolta e a ordinarice. E ali reflectia-se a própria história: os adeptos revoltados contra aquela mentira, aquele logro, barrete, o que quiserem chamar. Digo isto porque ouvi em directo na televisão os palavrões, a agitação, com menção dos jornalistas em desacatos e intervenção das pseudo forças de segurança. O publico dos campos de futebol não é aquilo que a maioria pensa que é. É o que é e não é parvo. Sabe quando lhes tentam passar a perna. E não me venham com a treta dos salários em atraso. Ou será que os 'bebés' pagaram para o Wesley ir embora?

Mas será o ar de gozo de Pinto da Costa o reflexo deste desplante? De Beto não se fazer á bola? De um trinco tentar agarrar a bola num canto? De uma equipa que passou de bestial a besta? É. Goste-se ou não.
E os portistas vêm falar comigo com a barriga cheia de um 1-4 que não passa de uma enorme cobardia. E se o Benfica é de uns, o Sporting de outros, o Porto sei de quem é: dos Cobardes.
Esse homem assalta o futebol 'de caçadeira' todas as semanas e a justiça estende os braços como que dá a 'lei da vantagem'...

Quanto ao Sporting não vi do futebol jogado o suficiente para fazer uma opinião. Não houve casos, nem sequer vi o jogo... Diz-se que Tiago Pinto, promissor lateral esquerdo do Sporting (tem contrato mas roda no Trofense) está a caminho do Porto. Se tal se vier a confirmar acho que os lagartos podem começar a deixar de ter azia. Podem começar a preocupar-se com as úlceras. E tomar cuidado com o sexo anal em excesso pois eu sei que ha as chamadas ulceras duodenais...

O Benfica fez um jogo no limite. Ha que admiti-lo. Mas marcaram 2 e sofreram apenas 1. Equivale ao crédito de 3 pontos.
Outros há que realçam a "dinâmica vencedora", o "espírito de conquista", "sede de vitória" e outras vazias palavras que escondem factos mais feios, quando ganham outros clubes. Com os encarnados realça-se a falta de fio de jogo, o estilo trapalhão, a exibição sofrível, o desmerecimento. Sei que houve um lance em que Reyes perdeu a bola, fez um passe que o jogador da Naval cortou, que resultou em contra ataque. A bola ficou em Marinho, que sentiu 'um' contacto e caiu no chão. Prejudicou a equipa, tentou enganar o arbitro e os espectadores. Eu lembro-me de ir ver jogar a Naval aqui ao Estádio Municipal da Lourinhã (2ªB) e de os ver com mais brio. O comentador da Oliveira TV preferiu relevar a perda de bola de Reyes. Eu acho que o cigano fez um grande jogo. Não foi um jogo para as suas características mas ele assumiu-o e entregou-se e nos jogos perdem-se bolas. Mas gostava de ter ouvido a reacção desse comentador á sapatada do Hugo Morais. Á passividade do 'seleccionável' Beto. Á abertura de pernas de Laranjeiro (quiçá a do Jorge Animal seja maior).

Para acabar e porque parece que estive a comer feijão, talvez seja por isso que Beto não tenha sido chamado para os AA: falta de fibra para os grandes momentos.

Sem comentários: