Cosme Damião

Observando os 'media' portugueses, nos quais me incluo pela minha interferência neste blog, julgo conseguir captar alguns sinais daquilo que são ainda meras impressões. Faço delas um todo em mim mesmo, que vai evoluindo até se desfizer em partes ou evolui no sentido da coesão e consequente confirmação.
Que todo é esse?
Começando pela parte mais exterior da cebola que começo agora a descascar, posso dizer que sou adepto do desporto em geral, particularmente de futebol. Sou do Benfica e respeito os princípios dos outros clubes. Se é que podemos falar disso. Quando digo princípios quero dizer 'espírito' ou 'filosofia'. A camada mais gasta daquilo que se vê hoje em dia...
Concretizando em exemplos: o Benfica, cor vermelha, viva, cor de paixão, sanguínea, a que doma o touro. Cor da exaltação. A águia que voa alto. A sabedoria, a águia que dá novos horizontes, que guia o homem a novos destinos. Fundado no princípio do século, tempo da implantação da República, tempo de inquietação e desassossego, muitas mentes inquietas. Freud, Einstein, Cubismo, Ópio, Fernando Pessoa, Jazz, Guerras Mundiais, Desportos de equipa.
Evoluiu o Sport Lisboa e Benfica em acesa competição com o Sporting Clube de Portugal, Clube de Futebol os Belenenses e Futebol Clube do Porto. As equipas de Lisboa começaram por ser dominantes em campeonatos talvez corrompíveis. Mas eram as equipas do centro populacional de Portugal, onde havia mais pessoas, mais jogadores, mais pessoas a aprender a jogar. O Futebol Clube do Porto também deu cartas mas foram os 'cinco violinos' que, ao que parece, partiram a loiça toda. Depois dos anos 50 houve uma reacção do Benfica, que reuniu jogadores valentes e líderes carismáticos. Os desempenhos foram belos e produtivos. Adulteraram a lógica das expectativas e enganaram tudo e todos. Os desempenhos foram constantes durante décadas com visibilidade na Europa. A sociedade portuguesa foi mudando e com ela o futebol. Passaram todos estes anos e o mundo mudou, está mais egoísta onde antes era mais solidário. Mais materialista. O Benfica é materialista? Caramba se fomos a tantas finais e só ganhámos 2! Mas fizemos questão de jogar contra os campeões!
Hoje em dia parece que é tudo um negócio.
Até os campeonatos de futebol parece que são um negócio. Coisa estranha transformar um campeonato de futebol num negócio...
E o que parece é querer negociar algo que é inegociável: o Benfica. Querem fazer desaparecer o Benfica "porque é foleiro" e não se pode ver. Querem prejudicar nos campeonatos e sabe-se la que mais. As coisas não desaparecem, nem se substituem. Permanecem enquanto houver pessoas que gritem pelos seus nomes.

Sem comentários: